Minicurso de Dev. GBA


 Informações gerais:

 

Tutor João Paulo TIZ
Próxima edição Início em Abril/2017.1
Última edição 2016.2
Carga horária por aula 2h
Nº de aulas A definir
Público alvo Ciência da Computação;
Demais alunos interessados.
Inscrições Em breve (~2 semanas).

 


Objetivo

Entusiasmar alunos de graduação a respeito de sistemas embarcados, mídia e otimizações de baixo nível, mostrando uma aplicação diferente do usual e apresentando o funcionamento e interação do Hardware envolvido.

Conteúdo

  • Especificações técnicas e limitações do GBA (GameBoyAdvance);
  • Arquitetura do processador ARM7TDMI;
  • ISA (Instruction Set Architecture) ARMv4;
  • Assembly ARM-Thumb;
  • VRAM (Video-RAM);
  • OAM (Object-Attribute-Memory);
  • Registradores de controle;
  • Hardware-Rendering;
  • BIOS-Call;
  • Hardware-Interrupts;
  • DMA (Dynamic-Memory-Access);
  • Gerenciamento de memória manual;
  • Otimizações para sistemas embarcados;
  • Palette-Swapping;
  • Page-Flipping;
  • Tile-Mapping;
  • Spritesetting;
  • Display-Modes de consoles;
  • MIDI;
  • Ondas sonoras;
  • Processamento de arquivos de mídia;
  • Economia de energia;
  • Matriz de transformação.

 

Requisitos

Mínimo conhecimento a respeito de programação imperativa (variáveis, funções, estruturas condicionais/de repetição,. . . ) e circuitos (o que é um registrador, sinais de entrada/saída,. . . ).


Plano de Ensino

Link (pdf): Link direto (em construção)

 

Material do Minicurso

Link para o material